Blog da Mecânica | Informação de Qualidade
RSS Feed Twitter Facebook Sobre Contato

terça-feira, 27 de abril de 2010

Laminação

RSS/Feed Envie Para Facebook Envie Para o Twitter Enviar Por Email Imprimir Isto Mais Serviços
 
Laminação
 
A laminação é um processo de conformação mecânica, que consiste em deformar plasticamente o material, transformando-o em lâminas através de um esmagamento entre rolos giratórios. A pressão necessária para o que mesmo sofra esta deformação é enorme e os esforços envolvidos são de compressão.
É geralmente feita nos metais depois de saírem da fundição. O metal passa entre dois cilindros giratórios, que giram em sentidos contrários com a mesma velocidade, que estão separados a uma distância menor que a espessura do material a ser laminado. O metal é, então, esmagado, ficando com a espessura reduzida e mair comprimento ou largura.
 
Isso é chamado passe de laminação, e pode ser repetido quantas vezes forem necessárias até atingir a espessura desejada. A cada vez que o metal recebe um passe de laminação ele se deforma plasticamente.
 
Devido ao tamanho do bloco e de suas características metalúrgicas, realiza-se um tratamento térmico de homogeinização estrutural antes da laminação, fato que irá favorecer no momento da laminação, pois reduz os esforços necessários para a sua deformação.

Há dois meios de se fazer a laminação: a quente e a frio.
 
Na laminação a quente, os materiais (inicialmente blocos espessos e maciços) são aquecidos e então deformados plasticamente sob altas tensões e temperaturas, permitindo uma maior deformação.
 
clip_image002
clip_image004

 

A laminação a frio é, normalmente, a última parte do processo de laminação. É feita à temperatura ambiente ou abaixo da temperatura de recristalinização, pois assim confere-se ao material as características de resistência desejadas e um melhor acabamento superficial.

 

clip_image005
 

 

O produto final da laminação são as chapas laminadas. Elas possuem ampla aplicação na vida moderna, que inclui: linha automotiva, construção civil, luminárias, tanques, paineis decorativos, etiquetas, utensílios domésticos, barramentos, isolantes térmicos, latas para bebidas, telhas, forros, barcos, persianas, pisos, silos, dentre outros.
 
Um dos produtos finais da laminação são as chamadas chapas laminadas. Estas chapas possuem uma ampla aplicação na vida moderna, sua utilização vai desde Linha Automotiva até a Construção Civil, passando por, Luminárias, Tanques, Painéis Decorativos, Etiquetas, Utensílios Domésticos, Barramentos, Isolantes Térmicos, Latas para Bebidas, Telhas, Forros, Barcos, Persianas, Pisos, Silos, dentre tantos outros.
 
Esse texto na íntegra você encontra no site MetalMundi:

0 comentários:

Postar um comentário

REGRAS PARA COMENTÁRIOS

Comentários pejorativos ou que agridam outros leitores são excluídos

► É expressamente proibido qualquer forma de propaganda não autorizada. Seja ela sobre outros blogs, comunidade no orkut ou sites.
Por isso, antes de fazer qualquer tipo de divulgação, contate-nos primeiro.

► Os comentários devem ter relação com o conteúdo postado.


Em caso de dúvida, entre em contato conosco.

O Blog da Mecânica agradece a compreensão.

att adm