Blog da Mecânica | Informação de Qualidade
RSS Feed Twitter Facebook Sobre Contato

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Dureza Shore

RSS/Feed Envie Para Facebook Envie Para o Twitter Enviar Por Email Imprimir Isto Mais Serviços



O Ensaio Shore tem sido usada desde 1907 para determinar a dureza de uma grande variedade de artigos de borracha e de plástico macio. Originalmente, havia apenas quatro diferentes escalas de borrachas. No entanto, agora existem 12 balanças para permitir testar uma ampla gama de materiais, mesmo em produtos muito suave com em pequenos anéis de borracha de espuma. Os Equipamentos que realizam o ensaio Shore foram comumente referido como durômetros, e, os resultados muitas vezes chamado de dureza.


Com exceção dos equipamentos de escala M, todos Durômetros podem ser usado tanto como um aparelho portátil ou em um stand de funcionamento. Esta flexibilidade aumenta muito a utilidade da escala Shore.



Shore é uma das várias medidas da dureza de um material. A dureza pode ser definida como a resistência de um material de recuo permanente. A escala de dureza foi definido por Albert F. Shore, que desenvolveu um dispositivo de medição chamado de dureza em 1920. A dureza do termo é frequentemente usado para referir-se à medição, bem como o próprio instrumento. A Dureza Shore é normalmente usada como uma medida de dureza em polímeros , elastômeros e borrachas.


O Durômetro

  

Normas

métodos de ensaio Shore são definidos nas normas a seguir:

  • ASTM D-2240
  • DIN 53 505
  • ISO 7619 Parte 1
  • JIS K 6301 *
  • Asker C-SRIS-0101
  
* Nota: A norma JIS é muito semelhante à norma ASTM 2240. No entanto, existem pequenas diferenças, porém muito importante.


Shore - Método de Ensaio

O ensaio usa um penetrador Shore endurecido, uma mola calibrada com precisão, um indicador de profundidade, e uma 
patilha apartamento. A indentação é montada no meio do pé calcador e se estende 2,5 milímetro da superfície do pé. Na posição totalmente estendida, exibe o indicador de zero. Quando o indentador é pressionado apartamento mesmo com calcador de superfície, este indicador 100. Portanto, cada ponto Shore é igual a 0,0025 milímetros de penetração (escala M é 0,00125 milímetro).

Dureza Shore, como muitos outros ensaios de dureza, é medida a profundidade de uma retração do material, criado por uma determinada força sobre o pé calcador padronizado. 

Esta profundidade depende da:

  • Dureza do material
  • Suas propriedades viscoelásticas
  •  A forma do pé calcador
  • E a duração do teste.


Segundo a norma ASTM D2240 os durômetros permitem a medição da dureza inicial, ou a dureza de  indentação  após um determinado período de tempo. 

O teste de base requer a aplicação da força de forma coerente, sem choque de medição de dureza (profundidade do recuo). Para obter a dureza, recomenda-se que uma força seja aplicada durante o tempo necessário e, em seguida, ler os valores do equipamento.

O material a ser ensaiado deve ser um mínimo de 6,4 mm (0,25 polegadas) de espessura.

No uso do aparelho é colocado sobre a amostra de modo que o pé calcador é mantido firmemente contra a superfície de ensaio. A mola empurra o penetrador na amostra e que o indicador indica a profundidade da penetração. Quanto mais profundo o recuo mais suave do material e menor a leitura do indicador.

As diferentes escalas Shore A, B, C, D, DO, E, M, O, OO, OOO, OOO-S e R são criados usando sete formas diferentes de indentação , 5 tipos de fontes, 2 extensões diferentes, 1 penetrador diferente, 2  especificações diferentes do pé  calcador . As escalas A e D são de longe as mais comuns e usadas. A escala M utiliza uma força de mola muito baixa e foi desenvolvida para permitir o ensaio em peças muito pequenas, como anéis. O que não pode ser testada em uma escala normal. Como diferentes materiais respondem às escalas de teste de diferentes maneiras, não há correlação entre as diferentes escalas.


Aplicações

Todos os Durômetros exceto para as unidades de escala de M podem ser usados como um dispositivo portátil. Teste stands são
recomendados para melhor precisão e, são necessários para testar a escala M, devido à sua maior sensibilidade. Alguns stands têm um peso extra, para se certificar de que a força sobre o  calcador  é constante, sendo ideal para o ensaio. Normalmente, são feitos vários testes em cada amostra eo resultado médio é usado.


Pontos Fortes

  1. Rápido, fácil de usar
  2. Barato
  3. Vasta gama de materiais podem ser testadas
  4. Não destrutiva, peça pode ser usada normalmente depois de teste


Pontos Fracos

  1. variáveis tempo de paragem pode causar leituras pobres.
  2. Inconsistente vigor no calcador causará erros.
  3. Dificuldades em manter o penetrador perpendicular à superfície de ensaio irá causar erros.
  4. A superfície de ensaio deve ser grande o suficiente para apoiar o pé calcador.

Teste de instalação para um tipo & D
Durômetro
Recuo pé
Aplicada massa [kg]
força resultante [N]
Tipo A
haste de aço temperado, 1,1 milímetros - 1,4 mm de diâmetro, com um cone de 35 º truncado, 0,79 mm de diâmetro
0,822
8,064
Tipo D
haste de aço temperado, 1,1 milímetros - 1,4 mm de diâmetro, com um ponto a 30 º cônico, 0,1 mm ponta raio
4,550
44,64


O valor final da dureza depende da profundidade da indentação  após ter sido aplicado para 15 segundos no material. Se o penetrador penetra 2,5 milímetros ou mais para o material, a dureza é 0 para essa escala. Se não penetra em tudo, então a dureza é de 100 para essa escala. É por esta razão que existem várias escalas. Dureza é uma quantidade adimensional, e não existe uma relação simples entre o material de uma dureza de uma escala, e sua dureza em qualquer outra escala, ou por qualquer outro ensaio de dureza.

Durômetros de diversos materiais comuns

Material
Durômetro
Escala
Assento de bicicleta em gel
15-30
OO
Gomas de mascar
20
OO
Sorbothane
40
OO
Sorbothane
30-70
A
Elástico
25
A
vedação da porta
55
A
pneu Automotive piso
70
A
Soft roda de skate
75
A
Hidráulica O-ring
70-90
A
Hard roda de skate
98
A
Ebonite Borracha
100
A
caminhão pneus sólidos
50
D
Capacete
75
D






0 comentários:

Postar um comentário

REGRAS PARA COMENTÁRIOS

Comentários pejorativos ou que agridam outros leitores são excluídos

► É expressamente proibido qualquer forma de propaganda não autorizada. Seja ela sobre outros blogs, comunidade no orkut ou sites.
Por isso, antes de fazer qualquer tipo de divulgação, contate-nos primeiro.

► Os comentários devem ter relação com o conteúdo postado.


Em caso de dúvida, entre em contato conosco.

O Blog da Mecânica agradece a compreensão.

att adm