Blog da Mecânica | Informação de Qualidade
RSS Feed Twitter Facebook Sobre Contato

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Extrusão

RSS/Feed Envie Para Facebook Envie Para o Twitter Enviar Por Email Imprimir Isto Mais Serviços

Extrusão

Extrusão é um processo de conformação mecânica que consiste em comprimir um cilindro sólido, chamado de tarugo ou billet, contra um orifício existente em um matriz (molde ou ferramenta), com o objetivo de fazer o material fluir por esse orifício para formar um perfil extrusado. Isso é feito sob altas pressões e elevadas temperaturas.

Este processo é conhecido como extrusão direta.

image

Descrição básica do Processo

Todo o processo ocorre com o material ainda em estado sólido, o que é diferente do processo de injeção onde o metal está em estado líquido. A extrusão pode ser feita a frio e a quente.

Quando o processo é feito a quente, o metal é aquecido a uma faixa de temperatura que está diretamente atrelada ao metal e a liga que será extrusada. No alumínio por exemplo, a temperatura de extrusão é de 450 á 540ºC.

Além do alumínio, é comercialmente comum a extrusão de outros materiais, como o core, aço carbono e aços inoxidáveis.

Tipos de Extrusão

Extrusão Direta

A extrusão direta trata-se de um processo onde a matriz (ferramenta) permanece fixa. O tarugo é colocado em um container (camisa) móvel. Os dois (camisa e tarugo) são aproximados e posicionados contra a matriz e um êmbolo (pistão) comprime este tarugo contra a matriz formando o perfil.

Extrusão indireta ou inversa

A extrusão indireta ou inversa, trata-se do processo onde a matriz, que é fechada, e o container, estão fixos. O pistão, que dará o aperto no tarugo do material que será extrusado, sempre será móvel.

No entanto no processo de extrusão inversa o metal ao invés de escoar pela parte interna da matriz e sair do seu lado posterior, ele retorna sobre o pistão formando um copo ou um cartucho, por exemplo.

Esse texto você encontra na íntegra no site MetalMundi:

http://www.metalmundi.com

0 comentários:

Postar um comentário

REGRAS PARA COMENTÁRIOS

Comentários pejorativos ou que agridam outros leitores são excluídos

► É expressamente proibido qualquer forma de propaganda não autorizada. Seja ela sobre outros blogs, comunidade no orkut ou sites.
Por isso, antes de fazer qualquer tipo de divulgação, contate-nos primeiro.

► Os comentários devem ter relação com o conteúdo postado.


Em caso de dúvida, entre em contato conosco.

O Blog da Mecânica agradece a compreensão.

att adm