Blog da Mecânica | Informação de Qualidade
RSS Feed Twitter Facebook Sobre Contato

domingo, 6 de junho de 2010

Bomba de diafragma

RSS/Feed Envie Para Facebook Envie Para o Twitter Enviar Por Email Imprimir Isto Mais Serviços

A bomba de diafragma é um tipo de bomba hidráulica onde a pressão é gerada por duas membranas flexíveis.
O funcionamento da bomba de diafragma está baseado fundamentalmente na ação conjunta de quatro elementos:


  • Um par de diafragmas
  • Um eixo que os une
  • Uma válvula distribuidora de ar
  • Quatro válvulas de esfera.

Como Funciona?


O movimento alternativo dos diafragmas gera a sucção e a impulsão do produto através das válvulas. Este movimento é produzido por ar comprimido, o qual é distribuído de um diafragma a outro pela válvula de ar.

Uma vez conectado o ar comprimido, a válvula distribuidora o enviará a parte posterior de um dos diafragmas (da direita no gráfico), fazendo que o mesmo se afaste do centro da bomba. Já que ambos os diafragmas se encontram unidos pelo eixo, no mesmo movimento o diafragma da esquerda se verá atraído para o centro da bomba, gerando uma depressão na câmara de líquido e expulsando ao exterior o ar que se encontrava em sua parte posterior.

Dada a diferença de pressões entre a câmara de líquido e o exterior, o produto a bombear ingressa ao equipamento abrindo a válvula de esfera (mostrada na imagem abaixo). Quando o eixo chega ao final de seu curso, a válvula distribuidora muda o sentido do fluxo de ar, enviando-o à parte posterior do diafragma do outro lado da bomba (neste caso o da esquerda).
Porque?


A partir deste momento, ambos os diafragmas e o eixo efetuam um trajeto inverso ao anterior, produzindo o esvaziamento da câmara de líquido esquerda e gerando o vácuo na da direita (as válvulas de esfera que estavam abertas se fecham e vice-versa, devido à mudança de sentido do fluxo). Este ciclo se repete indefinidamente enquanto conectado ao subministro de ar.

Sendo que é a pressão atmosférica a que impulsiona o líquido dentro da bomba uma vez produzido o vácuo, a pressão de sucção máxima teórica do equipamento é de 101,3 KPa, chegando na prática a valores próximos aos 70Kpa (aproximadamente 7 m de coluna de água).

Ao contrário, a pressão que impulsiona o produto é diretamente a pressão de ar entregue, já que líquido e o ar estão somente separados pelo diafragma.

No caso do produto bombeado gerar uma carga (peso da coluna de líquido, atrito nas paredes da tubulação, fechamento de um grifo ou válvula, obstrução de um filtro, etc.) igual ou maior à pressão de ar entregue, o equipamento se detém sem sofrer nenhuma deterioração.

Neste tipo de bomba penas a membrana entra em contato com o líquido. Por esse motivo, ela é utilizada para bombear líquidos que não podem sofrer contaminação alguma como, por exemplo, produtos de indústrias alimentícias ou farmacêuticas.


Créditos: Lucas Furtado

0 comentários:

Postar um comentário

REGRAS PARA COMENTÁRIOS

Comentários pejorativos ou que agridam outros leitores são excluídos

► É expressamente proibido qualquer forma de propaganda não autorizada. Seja ela sobre outros blogs, comunidade no orkut ou sites.
Por isso, antes de fazer qualquer tipo de divulgação, contate-nos primeiro.

► Os comentários devem ter relação com o conteúdo postado.


Em caso de dúvida, entre em contato conosco.

O Blog da Mecânica agradece a compreensão.

att adm